Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira quarta, 03 de abril de 2024

DIA DE SÃO RICARDO DE CHICHESTER - 03 DE ABRIL

DIA DE SÃO RICARDO DE CHICHESTER - 03 DE ABRIL

HOMILIA - 03.04.23

 

 

HISTÓRIA DE SÃO RICARDO DE CHICHESTER 

Nasceu em 1197, na Inglaterra. Seus pais que eram nobre e ricos, faleceram, mas deixaram como herança muitas dividas e um casal de irmãos. Por isto teve que deixar os estudos no Convento Beneditino em Worcester. Voltou para sua casa, para ajudar a restaurar as finanças. Colocou as finanças em dia e deixou as propriedades aos cuidados de um administrador de sua confiança. Se preocupou também com o futuro de seus irmãos. Todo sobre controle, retornou para o Estudo.

Terminando os estudos secundários, foi estudar na Universidade de Oxford, onde se formou e foi ser professor da Universidade, depois foi eleito reitor. Então começou a trabalhar a favor da Igreja, que vivia anos de grandes corrupção moral. O povo ignorante e supersticioso, aceitava passivamente, o luxo e a vida devassa dos nobres e do clero. A vida monástica estava em decadência. São Ricardo, que levava uma vida correta, começou a procurar um meio de reformar os meios católicos, moralizando, começou a elevar o nível de vida do povo, tanto material como espiritual.

Na Universidades, conheceu Frades Franciscanos e Dominicanos, que começaram a resgatar a disciplina e a humildade entre os religiosos e seus agregados.

Mas sua atitudes de moralização, não foi bem aceita por todos, a começar pelo rei Henrique III, que passou a perseguir o Bispo de Cantuária, que era quem orientava São Ricardo. O Bispo teve que deixar o pais e se exilou na França, São Ricardo o acompanhou fielmente até a morte do Bispo.

O Bispo insistiu tanto, que São Ricardo, se ordenou sacerdote, quando tinha 45 anos. Um anos depois o Arcebispo de Cantuária, consagrou São Ricardo Bispo de Chichester. Isto irritou muito o rei Henrique III, que apossou-se dos bens da diocese e proibiu São Ricardo de assumir o cargo de Bispo. Mas o Bispo São Ricardo, se disfarçou de mendigo, foi para Chischester, assumindo a diocese na clandestinidade, em dois anos organizou o trabalho pastoral de diocese junto ao povo.

O Papa Inocêncio IV, sabendo da situação, ameaçou excomungar o rei, que foi obrigado a aceitar oficialmente São Ricardo como Bispo de Chischester. Assim pôde comandar diocese, livremente.

Morreu em 3 de abril de 1253, com 56 anos, em Dover, a caminho de uma cruzada. Foi sepultado no cemitério da Catedral de Chichester. Foi Canonizado pelo Papa Ubaldo IV, em 1262.

Em 1276, seu corpo foi transferido para um relicário dentro do altar maior da Catedral de Chichester. Um 1528 o rei Henrique VIII, destruiu o local. Suas relíquias foram pegas pelos fieis, e levadas para várias Igreja da Diocese. Em 1990, suas relíquias, foram reunida novamente na Catedral de Chichester, onde estão em uma urna no mesmo altar, que estava anteriormente. São Ricardo é padroeiro dos cavaleiros e dos cocheiros.

São Ricardo de Chichester, rogai por nós!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros