DIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - 15 DE AGOSTO
HOMILIA - 15.08.20
Dia da Assunção de Nossa Senhora
O Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto. Esta data católica celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.
Segundo a crença, Maria de Nazaré, que esteve presente na vida, perseguição e morte de Jesus, também participou da sua glória por ser erguida em reconhecimento ao mérito de Mãe do filho de Deus.
A Assunção de Nossa Senhora é entendida como a glorificação antecipada de Maria para participar da glória de seu filho Jesus, sendo elevada ao céu de corpo e alma por graça e privilégio.
De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, alguns tratados utilizam a expressão "dormição de Maria".
A Assunção de Maria ao Céu é vista como a antecipação da ressurreição dos cristãos e foi proclamada dogma de fé pelo Papa Pio XII em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.
Na solenidade realizada em 1º de novembro de 1950, o líder da Igreja Católica declarou: “Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.
Falar da Assunção de Nossa Senhora nos coloca , não apenas diante do instante em que é levada ao Céu pelos anjos , pelos méritos de seu Filho Jesus Cristo, mas aclamar aquela que , no silêncio, soube ouvir e obedecer a vontade do Pai. A Assunção da Virgem Maria , ao final de sua vida terrestre , é reconhecida pela tradição da Igreja Católica Apostólica Romana, pelas Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo. Assunta em corpo e alma à glória celestial , conforme mencionado no tão belo texto do Almanaque Floriano, pela Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”( O Generoso ), em Decreto do Papa Pio XII em novembro de 1950. Assunção , que divino ! Uma glorificação ! Não subiu ao Céu , como Jesus Cristo, mas erguida por graça e merecimento. Nossa Senhora , MARIA DE NAZARÉ ,que grandiosidade ! Nada deixou escrito ou nos ensinou com palavras ou livros . Seus ensinamentos foram sua própria vida; sua conduta, sua pureza, seu sofrimento sem reclamar, sua Fé , sua dor , seu Amor ! Maria que nos acolhe ! Maria que deu a luz e à luz, o Salvador do Mundo . Maria, nós a contemplamos com seu exemplo . Obrigada , primo Raimundo Floriano , por fazer referência a tão especial data . Obrigada por fazer um comentário Àquela que alimenta, é Luz e acolhe a Palavra com fé. Nossa Senhora da Assunção , rogai por nós . Teresa Cristina da Silva Néto. 15 de agosto de 2020