IGREJA SERTANEJA
Cultural, fundada em 1972
DECRETO CARDINALÍCIO Nº 018-RF
Tendo em vista ser hoje, 3 de julho, Aniversário deste Cardeal, fundador e maior autoridade da Igreja Sertaneja, data em que, com a Graça e Proteção de Deus, aqui cheguei, resolvo:
Paulo Bandeira
Artigo 1º - Do alto de meu Cardinalato, nomeio PAULO AUGUSTO SOARES BANDEIRA para o grau de SACRISTÃO da Paróquia da Vila Planalto (DF), onde reside, por ser ele altamente apetrechado com os seguintes atributos:
1) Talqualmente a este Cardeal, é maranhense, oriundo da EsSA - Escola de Sargentos das Armas, pioneiro da Polícia do Exército em Brasília e colega aposentado da Câmara dos Deputados, perfazendo esse traquejar seis décadas e meses.
2) É assíduo leitor de tudo o que escrevo, além de indicar-me magníficos textos de escritores timbiras, o que denota inconteste e inexcedível amor à Cultura e ao Saber.
3) Formou, com Dona Terezinha, sua amantíssima esposa, destacada e numerosa prole, cujos membros são irretocáveis exemplos da perfeita formação recebida, com a qual enobreceram a população cristã da Capital Federal.
4) Com seu espírito aglutinador, transformou sua aprazível e acolhedora residência no venerado e único ponto de reunião de seus camaradas da Velha Guarda da EsSA e do BPEB, onde, acompanhados de nossas famílias, comemoramos as datas festivas mais representativas de nossas vidas.
5) Fabricante de aeromodelos e criador de passarinhos, transmitiu-me valiosos conhecimentos quanto à labuta com curiós e bicudos, quando ainda existia o Clube Ornitológico de Brasília.
6) É brincante de bumba meu boi, fabrica os próprios instrumentos, como o tambor onça, ou roncador, da foto acima, e, em sua casa, vivencia-se constante guarnicê, onde, a qualquer momento, sem aviso prévio, se pode ouvir ou cantar uma toada relembrando o folclore da Ilha dos Amores.
7) Não tem poupado elogios nos comentários ao que escrevo e não economiza palavras enaltecendo minha pessoa, fazendo-me supor uma possível tendência, de forma velada, para o chaleirismo, predicado esse que muito massageia o ego deste Cardeal.
8) A partir de sua investidura no grau de Sacristão, fará parte do Corpo de Colaboradores do Almanaque Raimundo Floriano, assinando a coluna Causos do Sacristão Bandeira.
Artigo 2º - Fica determinado ao Sacristão PAULO BANDEIRA que, no cumprimento de suas atribuições pastorais na Paróquia da Vila Planalto, arregimente novas ovelhas para nosso rebanho sertanejo e almanáquico, principalmente as que vagueiam tresmalhadas por este mundo velho sem porteira.
Veni huc per Gratia Dei
Palácio Cardinalício em Brasília, DF, 3 de julho de 2020.
Cardeal Raimundo Floriano
Conheça a Igreja Sertaneja, clicando neste link: