Técnica desenvolvida na China no século VI, a xilogravura (impressão feita a partir de uma matriz de madeira entalhada) ganhou expressão e representação iconográfica únicas na região Nordeste, sobretudo quando associada a outro pilar da cultura popular, a literatura de cordel. Desse universo surgiu a obra de uma dss principais referências da arte no país, José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges, de 86 anos. Dos cordéis vendidos nas feiras de Bezerros, cidade do agreste pernambucano onde nasceu e montou o atelê, onde trabalha até hoje, o xilógrafo conquistou espaço no mercado de arte contemporânea e em instituições.
Neste sábado, o Museu de Arte do Rio (MAR) inaugura a exposição “J. Borges — O mestre da xilogravura”, um desdobramento da mostra comemorativa dos 80 anos do xilógrafo pernambucano, que circulou pelas sedes da Caixa Cultural em Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e São Paulo, entre 2016 e 2019. Recriada para vir ao Rio, a seleção inclui dez matrizes inéditas e suas impressões, entre 54 obras.
Além das gravuras e matrizes, a mostra traz uma seleção de cordéis assinados por J. Borges, escrita à qual se dedica desde 1964, quando escreveu “O encontro de dois vaqueiros no Sertão de Petrolina”. O primeiro livreto foi ilustrado por Mestre Dila (1937— 2019), outra referência da xilogravura pernambucana. A partir de então, passou a fazer a entalhar a madeira para fazer as próprias ilustrações. Há mais de cinco décadas, J. Borges segue a mesma técnica, desenhando direto na madeira, sem esboço, o que o obriga a criar as imagens “invertidas”, para que a impressão seja espelhada de maneira correta.
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— Na época em que começou com as xilos, ele já tinha uma tipografia para os cordéis, então já estava acostumado montar as palavras com os tipos móveis ao contrário. Não foi uma dificuldade para ele pensar as imagens e palavras invertidas na madeira — conta Pablo Borges, um dos 18 filhos do octogenário e um dos quatro que trabalham diretamente com o pai no ateliê. — Ele fica no ateliê segunda a sábado, agora mais para fazer os desenhos e trabalhando sob encomenda. A parte mais pesada fica com os filhos e genros.
Convalescente em casa por conta de uma gripe, J. Borges está com dificuldades para respirar e não pôde falar com o GLOBO. Pablo diz que o pai está feliz pela exposição finalmente chegar ao Rio, cidade onde tinha muitos amigos e colecionadores.
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Autora do livro “J. Borges — Entre fábulas e astúcia”, publicado pela editora Cepe em 2020, a pesquisadora e jornalista Maria Alice Amorim conheceu o xilógrafo nos anos 1980. Para ela, o artista criou uma assinatura que vai além da identidade regional:
— Assim como outros mestres, J. Borges trabalha com este imaginário que vem da vida no sertão, do cangaço, dos mitos. Mas ele manteve a mesma força poética dos cordeis em suas xilogravuras. Ele é um grande contador de histórias, e sintetiza várias situações numa única imagem. Seus traços criam movimentos, nada é estático.
Família leva tradição à frente
Maria Alice Amorim destaca como nomes da geração de J. Borges, como Mestre Dila, Gilvan Samico (1928–2013) e José Costa Leite, ampliaram o alcance da xilogravura, conquistando espaço em galerias e colecionadores fora do país. O ato de assinar as obras e a criação de séries numeradas também ajudaram a tirar a técnica do espaço convencionalmente chamado de arte popular, fazendo com que as impressões alcançassem cifras maiores. A valorização da produção também se reflete nas encomendas do mercado editorial. Sem nunca abandonar os cordéis, J. Borges ilustrou edições de obras como “As palavras andantes”, do uruguaio Eduardo Galeano, e o conto “O lagarto”, do português José Saramago, publicado pela Companhia das Letras em 2016.
O equilíbrio entre a tradição e a inovação é justamente a chave para a produção dos filhos que levam o legado de J. Borges à frente, no ateliê de Bezerros, como Pablo, Ivan, J. Miguel e Bacaro.
— Nosso pai sempre falou que tudo o que ele aprendeu foi para ensinar — diz Pablo, de 21 anos. — A gente cresceu no ateliê, era quase impossível não seguir esse caminho.
Como toda a produção é artesanal, do entalhe à impressão, muitas vezes é difícil atender à demanda de colecionadores e marchands, diz Pablo. Outro fator limitante é a madeira necessária para as matrizes, que está mais escassa:
— Geralmente se usa a umburana, que é macia para entalhar, não empena e não dá “bicho”. Hoje em dia ela está mais rara, se encontra mais no alto sertão (de Pernambuco), mas os escultures também usam muito, é bem disputada. Outra madeira que usamos é o louro-canela, mas com o aumento das queimadas também ficou mais difícil de comprar.