RIO — O Ministério do Turismo vai assumir temporariamente a gestão da Cinemateca Brasileira, fechada desde agosto. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. Segundo o decreto, a instituição ficará até 05 de outubro do ano que vem sob responsabilidade da Secretaria Nacional do Audiovisual, chefiada pelo promotor de eventos Bruno Graça Melo Côrtes.
Até o momento, o Ministério não respondeu ao GLOBO quando o espaço será reaberto, nem quando equipes voltarão a trabalhar no local.
Cinemateca: Fechada desde agosto, instituição segue sem serviço, experts nem Regina Duarte
Localizada em São Paulo, a Cinemateca está fechada desde o dia 7 de agosto, quando deixou de ser gerida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Naquele dia, suas chaves foram retomadas por funcionários do Ministério do Turismo, acompanhados da Polícia Federal.
Nos últimos três meses, a Cinemateca deixou de prestar serviços ao público externo, como a cessão de imagens arquivadas por lá para produtores de cinema, televisão e publicidade. A instituição abriga o maior acervo audiovisual do Brasil. Segundo o Ministério, a suspensão dos serviços se deu por conta da pandemia e da “necessidade de conclusão dos processos relacionados ao chamamento público [de uma nova OS para gerir o espaço]”.
Com o fim da gestão da Acerp, todos os funcionários especializados da instituição pararam de trabalhar e, depois, foram demitidos pela OS. Até o momento, o Ministério não informou se pretende recontratar os antigos "experts".