Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 23 de novembro de 2020

CINEMATECA BRASILEIRA: MINISTÉRIO DO TURISMO ASSUME GESTÃO

 

Ministério do Turismo assume gestão da Cinemateca Brasileira

Decreto não define, no entanto, quando instituição será reaberta, nem quando as equipes voltarão a trabalhar no local
Fachada da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, em São Paulo, em foto de junho de 2020 Foto: Daniela Goulart
Fachada da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, em São Paulo, em foto de junho de 2020 Foto: Daniela Goulart
 

RIO — O Ministério do Turismo vai assumir temporariamente a gestão da Cinemateca Brasileira, fechada desde agosto. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. Segundo o decreto, a instituição ficará até 05 de outubro do ano que vem sob responsabilidade da Secretaria Nacional do Audiovisual, chefiada pelo promotor de eventos Bruno Graça Melo Côrtes.

Até o momento, o Ministério não respondeu ao GLOBO quando o espaço será reaberto, nem quando equipes voltarão a trabalhar no local.

Cinemateca: Fechada desde agosto, instituição segue sem serviço, experts nem Regina Duarte

Localizada em São Paulo, a Cinemateca está fechada desde o dia 7 de agosto, quando deixou de ser gerida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Naquele dia, suas chaves foram retomadas por funcionários do Ministério do Turismo, acompanhados da Polícia Federal.

Nos últimos três meses, a Cinemateca deixou de prestar serviços ao público externo, como a cessão de imagens arquivadas por lá para produtores de cinema, televisão e publicidade. A instituição abriga o maior acervo audiovisual do Brasil. Segundo o Ministério, a suspensão dos serviços se deu por conta da pandemia e da “necessidade de conclusão dos processos relacionados ao chamamento público [de uma nova OS para gerir o espaço]”.

Com o fim da gestão da Acerp, todos os funcionários especializados da instituição pararam de trabalhar e, depois, foram demitidos pela OS. Até o momento, o Ministério não informou se pretende recontratar os antigos "experts".


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros