Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 22 de janeiro de 2021

BOLO DE VIAGEM: RECEITA FRANCESA QUE DURA ATÉ 8 DIAS SEM GELADEIRA

 

Bolo de Viagem: conheça a receita francesa que dura até 8 dias sem geladeira

Quem dá o passo a passo é o chef Frédéric de Maeyer, da Frédéric Epicerie
O chef belga Frédéric de Maeyer Foto: Reprodução
O chef belga Frédéric de Maeyer Foto: Reprodução
 

O chef belga Frédéric de Maeyer, embaixador do Senac RJ em Confeitaria e à frente da Frédéric Epicerie, no Leme, é conhecido por suas "obras de arte" em pâtisserie. Em sua casa no Leme, é difícil resistir à variedade de tartelettes, éclaires, chocolates, trufas e bolos artesanais sempre fresquinhos.

 

Na aula desta sexta-feira, 22, o chef ensina uma receita diferente e antiga, que já era feita na França no século XVII e que, nas mãos de Maeyer, foi modernizada e ganhou glaçagem e especiarias: o Bolo de Viagem. O curioso nome não é por acaso, o bolo dura até oito dias fora de geladeira, ideal para se levar em viagens mais longas, sem estragar.

- Este bolo existe há séculos na França, assim como outras versões dele. Há várias menções ao Bolo de Viagem na História, desde o século XVII  - conta o chef, que vende a fatia do bolo ou ele inteiro em sua casa no Leme, e se prepara para lançar uma versão de chocolate do bolo.  - Parti de uma receita clássica de bolo de laranja, fiz vários testes e ficou delicioso. Podemos combinar vários sabores. Recentemente, este bolo voltou à moda, várias confeitarias famosas o colocaram de novo na vitrine - diz.

E por que o bolo dura tanto tempo?

- Como esse bolo é recheado e tem uma cobertura, ele dura mais tempo, não resseca - explica Frédéric.

Receita do Bolo de Viagem:

 

Massa do bolo

4 ovos

160 gramas açúcar com 1 raspa de laranja

150 gramas farinha trigo

20 gramas de farinha de amêndoa

2 colher de café de fermento químico

160 gramas de manteiga derretida

60 gramas de suco de laranja

 

Derreter a manteiga e misturar com suco de laranja.

Bater ovos com açúcar. Misturar com farinha de trigo, farinha de amendoas e fermento.

Assar na forma untada, por 35 min, a 160 graus.

 

Recheio

400 açucar

250 creme

125 manteiga

5 gramas de flor de sal

1 colher sopa de rum

1 colher de canela

1 limão siciliano - suco

 

Fazer um caramelo a seco com o açúcar.

Quando estiver na cor certa, misturar com a manteiga e incorporar o creme de leite fervido e a flor de sal.

Ferver e misturar bem.

Incorporar rum e limão siciliano.

 

Glaçagem

200 gramas de chocolate branco

50 gramas de gergelim torrado

40 gramas de óleo de girassol

 

Derreter o chocolate e incorporar o óleo e o gergelim torrado.

Cobrir o bolo gelado com a mistura.

O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Senac RJ e do Sesc RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia, Água Pouso Alto e Getnet, e parceria do SindRio.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros