O prêmio Bola de Ouro, realizado pela revista 'France Football' tem tudo para ser um dos mais previsíveis dos últimos anos no que diz respeito ao prêmio masculino. Apenas um desastre de escalas monumentais tira a premiação de Karim Benzema, atacante do Real Madrid. Mas Vinicius Júnior traz expectativas para os brasileiros, que podem voltar a ver um representante do país estando no pódio pela primeira vez desde 2017.
A cerimônia acontece às 15h30 (de Brasília), no Teatro de Châtelet, em Paris. Na festa de gala, serão distribuídos os troféus de melhor jogador e jogadora, melhor goleiro (Troféu Yashin) e melhor jovem (Troféu Kepa). O último vencedor foi Lionel Messi, que também o recordista do prêmio com sete conquistas — o craque do PSG ficou de fora dos indicados pela primeira vez desde 2005.
Mas com ou sem Messi e independentemente dos candidatos, apenas um desastre tira a Bola de Ouro de Benzema. Isso porque o astro francês tem todos os fatores que podem beneficiá-lo na votação a seu favor: os números, o desempenho e os títulos. Ele foi o principal responsável por fazer o Real Madrid ser soberano na Europa na temporada anterior.
Benzema conquistou os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol, anotou 44 gols e deu 15 assistências nos 46 jogos disputados — neste caso, as partidas válidas pelo período em que é levado em conta na eleição. Nenhum outro atleta teve desempenho melhor em tantos critérios quanto ele. A ponto de até mesmo seu concorrente, como Robert Lewandowski, admitir que o prêmio já tem dono.
— Sim, provavelmente ele (Benzema) é um dos favoritos. Claro, a não ser que cancelem, provavelmente ele vai ganhar — declarou o atacante polonês.
Além de Lewandowski, o meia Kevin De Bruyne, do Manchester City, e o atacante Vinicius Junior, também do Real Madrid, correm por fora. Entre as mulheres, a inglesa Beth Mead, destaque do título da Inglaterra da Eurocopa, é uma das candidatas mais fortes a destronar a espanhola Alexia Putellas, que perdeu a competição europeia por lesão.
Vinícius Junior com o troféu da Supercopa da Europa, disputada no início de agosto — Foto: Franck Fife/AFP
Sucessor de Neymar
Campeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid, o atacante brasileiro Vinícius Júnior está entre os finalistas do prêmio Bola de Ouro. Aos 22 anos é um dos três brasileiros selecionados e a listagem que ainda conta com Casemiro, do Manchester United, e Fabinho, do Liverpool.
Neymar está fora da lista final e pode ter Vinicius Junior como sucessor. A última vez que o Brasil teve um representante no pódio foi em 2017, quando o próprio Neymar ficou na terceira colocação. O último representante do país a vencer o prêmio foi Kaká, em 2007.
Apesar dele estar concorrendo, Vinícius Júnior declarou sua torcida para Benzema. Segundo o brasileiro, o francês merece ser premiado:
— A expetativa é que o Benzema ganhe. Depois de tudo que ele fez na temporada passada, sem contar todos anos que ele trabalhou para chegar no atual momento dele. Ele merece bastante. Eu tenho 22 anos ainda e tenho uma carreira longa pela frente para chegar perto, ou igual, ao Benzema. Eu quero seguir trabalhando e estou torcendo muito pelo Benzema.
Confira os 30 indicados à Bola de Ouro:
- Antonio Rüdiger (ALE, Real Madrid, zagueiro)
- Bernardo Silva (POR, Manchester City, meia)
- Casemiro (BRA, Real Madrid, volante)
- Christopher Nkunku (FRA, RB Leipzig, meia)
- Cristiano Ronaldo (POR, Manchester United, atacante)
- Darwin Núñez (URU, Liverpool, atacante)
- Dusan Vlahovic (SER, Juventus, atacante)
- Erling Haaland (NOR, Manchester City, atacante)
- Fabinho (BRA, Liverpool, volante)
- Harry Kane (ING, Tottenham, atacante)
- Heung-Min Son (COR, Tottenham, atacante)
- João Cancelo (POR, Manchester City, lateral-direito)
- Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique, volante)
- Karim Benzema (FRA, Real Madrid, atacante)
- Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City, meia)
- Kylian Mbappé (FRA, PSG, atacante)
- Luis Díaz (COL, Liverpool, atacante)
- Luka Modric (CRO, Real Madrid, meia)
- Mike Maignan (FRA, Milan, goleiro)
- Mohamed Salah (EGI, Liverpool, atacante)
- Phil Foden (ING, Manchester City, atacante)
- Rafael Leão (POR, Milan, atacante)
- Riyad Mahrez (ARG, Manchester City, meia)
- Robert Lewandowski (POL, Barcelona, atacante)
- Sadio Mané (SEN, Bayern de Munique, atacante)
- Sébastien Haller (COS, Borussia Dortmund, atacante)
- Thibaut Courtois (BEL, Real Madrid, goleiro)
- Trent Alexander-Arnold (ING, Liverpool, lateral-direito)
- Vinicius Junior (BRA, Real Madrid, atacante)
- Virgil van Dijk (HOL, Liverpool, zagueiro)