Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 24 de novembro de 2020

BELA GIL ENSINA RECEITAS DE NHOQUE DE BATATA-ROXA E SALADA DE FUNCHO COM LARANJA

 

Bela Gil ensina receitas de nhoque de batata-roxa e salada de funcho com laranja

Chef participa da versão on-line da Semana da Cozinha Italiana, com lives diárias até 29 de novembro
Nhoque de batata-doce roxa, de Bela Gil Foto: Divulgação
Nhoque de batata-doce roxa, de Bela Gil Foto: Divulgação
 

Bela Gil é uma das cozinheiras que participam da 5ª edição da Semana da Cozinha Italiana, que este ano acontece em versão digital, até 29 de novembro, com lives diárias (com transmissão no Instagram @italyinrio) com chefs daqui e de lá, além de  especialistas em vinhos e turismo enogastronômico. A aula de Bela Gil será dia 24, às 19h, e ela antecipa aqui o que ensinará ao vivo.

 A programação completa do evento  está no site italianorio.com.br.

Salada de funcho com laranja

Bela Gil: salada de funcho com laranja Foto: Divulgação
Bela Gil: salada de funcho com laranja Foto: Divulgação

Ingredientes

1 funcho pequeno fatiado fino (usar a faca ou fatiador de vegetais)

2 laranjas em gomos supreme

½ cebola fatiada 

¼ xicara de castanha de caju torrada e picada

3 colheres de sopa de azeite

½ limão espremido

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

¼ xicara de azeitona preta

Preparo

Numa travessa, misture as fatias de funcho com a cebola e os gomos de laranja, tempere com azeite, limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione as azeitonas e castanhas. Decore com as folhas da erva-doce e sirva a seguir.

Bela Gil participa de live pela Semana da Gastronomia Italiana Foto: Divulgação
Bela Gil participa de live pela Semana da Gastronomia Italiana Foto: Divulgação

 

Nhoque de batata-doce roxa

Ingredientes

... o nhoque

500g de batata-doce roxa cozida e espremida

½ xícara de farinha de arroz

1 colher de chá de sal

1 gema de ovo

... o molho

3 dentes de alho amassados

1 cebola picada

1kg de tomates maduros

¼ xicara de vinho tinto

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de acucar mascavo

½ xicara de manjericão fresco

1 pitada de noz moscada

Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Nhoque: Numa tigela média coloque a batata-doce roxa, a gema, a farinha de arroz e o sal. Misture tudo até que esteja homogêneo. Numa superfície plana despeje a farinha de arroz. Enrole a massa em tiras compridas. Com ajuda de uma faca corte em pedaços de cm e reserve.

 

Numa panela grande coloque agua para ferver. Quando estiver fervendo coloque os pedaços de nhoque aos poucos. À medida que eles forem subindo, retire-os com uma escumadeira. Sirva com o molho.

Molho: Corte os tomates grosseiramente e bata no liquidificador até ficar uma suco homogeneo. Refogue a cebola e o alho com azeite na panela. Junte o molho de tomate, o sal, óregano e pimenta-do-reino ao refogado e deixe ferver. Quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Acrescente salsinha, vinho tinto e manjericão. Cozinhe por dez minutos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros