Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 18 de janeiro de 2021

BEBIDA DE AVEIA: APOSTA DE UMA TURMA CHEIA DE PROPÓSITO

 

Tendência plant based, a bebida de aveia é a aposta de uma turma cheia de propósito

Com foco em sustentabilidade e no sabor, as marcas Naveia e Nude., chegam ao mercado com opções como a barista, para ser usada no café - e faz até espuma!
Bebida de aveia é hit entre as bebidas vegetais Foto: Divulgação
Bebida de aveia é hit entre as bebidas vegetais Foto: Divulgação
 

Até pouco tempo, pensava-se em soja, coco e castanhas quando o assunto era bebida vegetal. Mas, agora, a aveia tem abocanhado o posto de “leite” plant based da vez. Os motivos são vários: é mais adocicado, harmoniza melhor com café (e até faz espuma, para a alegria dos baristas) e tem um processo de produção mais sustentável (consome menos água do que os outras da categoria, por exemplo). Nesse embalo, duas marcas focadas em bebida feita de aveia foram lançadas nas últimas semanas: a Naveia e a Nude., ambas com identidade visual caprichada e desenvolvidas por pessoas cheias de propósito.

Naveia, do carioca Felipe Melo e da sueca Alex Soderberg Foto: Divulgação
Naveia, do carioca Felipe Melo e da sueca Alex Soderberg Foto: Divulgação

A Naveia, do carioca Felipe Melo e da sueca Alex Soderberg, começou a ser pensada em 2017, quando o casal, que morava em Berlim, viu o boom que a aveia estava vivendo na capital alemã. Ele, que sempre gostou de explorar novos territórios (quem lembra de Felipe apresentando os programas “Não conta lá em casa”, exibido por oito anos no Multishow, e “Que mundo é esse?” na GloboNews?), e ela, que trazia na bagagem a experiência de trabalhos com agricultura sustentável e indústria de alimentos, apresentaram para amigos do Rio o projeto de uma empresa de laticínios vegetais brasileira guiada pelo consumo consciente. Do encontro nasceu a Evolat, dedicada aos produtos vegetais. Na estreia, estão os de aveia, é claro. “Nosso primeiro foco foi no sabor. Não adianta ser sustentável se não der vontade de beber. O segundo foi ter um preço acessível, não queremos ser possíveis apenas para uma bolha de privilegiados. E a aveia permite unir tudo isso”, conta Alex. “Em Berlim, percebemos que a bebida pode se popularizar sem ser focada no veganismo. É gostosa e cool.”

O carioca Felipe Melo e a sueca Alex Soderberg criaram o Naveia Foto: Guiga Pirá
O carioca Felipe Melo e a sueca Alex Soderberg criaram o Naveia Foto: Guiga Pirá

Serão três sabores: o original, já à venda em lojas como Bio Mundo e no site naveia.com.br, o barista, para combinar com café, e o achocolatado, pensado nas crianças. “O Brasil tem o maior rebanho de gado do mundo e 80% de suas pastagens estão com o estado do solo em degradação. Uma verdadeira mudança só seria possível se tivéssemos uma bebida mais gostosa do que o leite de vaca e que alcançasse um preço competitivo. Uma missão difícil, mas necessária”, reforça Alex.

 
Giovana Meneghel lançou a Nude., com bebidas de aveia orgânica e ainda opções de sabores como baunilha e cacau Foto: Flavio Melgarejo
Giovana Meneghel lançou a Nude., com bebidas de aveia orgânica e ainda opções de sabores como baunilha e cacau Foto: Flavio Melgarejo

Quando morou em Berlim (sempre lá), Giovana viu o mesmo movimento ao redor dos baristas que faziam suas criações usando a bebida vegetal e diversas marcas despontarem no mercado. “Virou uma febre que, depois da Europa, espalhou-se pela América. Em 2019, o leite de aveia teve um crescimento de 600% nos Estados Unidos. No Brasil, a categoria ocupa apenas 1,9% no mercado leiteiro. Ou seja, tem espaço de sobra para novas marcas chegarem”, diz.

Além de uma fórmula bem trabalhada, que junta apenas aveia, água e as enzimas naturais que dão corpo e dulçor, a Nude. foca na sustentabilidade. “Ser orgânico é o mínimo. Somos a primeira marca da América Latina a colocar a Pegada de Carbono (medida que calcula quanto do gás o produto emite para a atmosfera) no rótulo. Criamos nosso modelo contemplando valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, absorvemos as pautas do Sistema B (movimento global que mede o impacto socioambiental de uma empresa), pensamos nos descartes de embalagem com o selo Eu Reciclo”, lista.

 
 
Embalagens da Nude. informam até a Pegada de Carbono Foto: Flavio Melgarejo
Embalagens da Nude. informam até a Pegada de Carbono Foto: Flavio Melgarejo

A marca chega com cinco sabores: o básico, a versão barista, a com adição de cálcio e as saborizadas com baunilha e cacau. No Rio, as vendas são no Hortifruti e a ideia é se espalhar pelos cafés, como Gaia, no Leme, e o Coffee Five, no Centro. “Temos uma pessoa responsável exclusivamente pelas vendas nos cafés, um dos nossos focos, já que, no Brasil, a cultura está crescendo, e o café com leite é uma tradição”, diz ela.

Sobre o nome, Giovana conta que a ideia vem do conceito de transparência. “De não ter nada a esconder, se despir mesmo. Mais do que buscar o que é apenas disruptivo e diferente, decidimos construir uma marca baseada em transparência, simplicidade e natureza. Não tem nada mais inovador e resistente do que isso”, garante.

Assim como a Naveia, a Nude. não pretende parar nas bebidas. A ideia é conquistar muito além de veganos e vegetarianos e seguir desenvolvendo produtos como sorvetes, cremes, iogurtes e que tais que sejam plant based, muito gostosos, com preços competitivos e pensados numa relação responsável com o meio ambiente. Tudo isso com uma estética moderna e atraente, bem como deve ser a alimentação 2.0.


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