Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 06 de outubro de 2022

ALZHEIMER: COMER PEIXE DE ÁGUA FRIA AJUDA A PREVENIR A DOENÇA, COMPROVA ESTUDO

 

Por O Globo — São Paulo

 

O salmão é um peixe rico em ômega-3 que ajuda a prevenir doenças cerebrais
O salmão é um peixe rico em ômega-3 que ajuda a prevenir doenças cerebrais Divulgação / Foto de Chiacos

Estudo realizado por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas mostra que comer peixes de água fria e outras fontes de ácidos graxos ômega-3, como o salmão, atum e sardinha, pode preservar a saúde do cérebro e melhorar a cognição na meia-idade. Mesmo em idades mais jovens, fazer uma dieta rica em ômega-3 ajuda a prevenir uma série de doenças relacionadas a terceira idade, como o Alzheimer.

A pesquisa foi feita com cerca de dois mil participantes livres de demência e derrames. A idade média dos voluntários foi de 46 anos. A equipe analisou a relação das concentrações de ácidos graxos ômega-3 nos glóbulos vermelhos com ressonância magnética e marcadores cognitivos do envelhecimento cerebral, além de estudar os efeitos das concentrações de glóbulos vermelhos ômega-3 em voluntários que carregavam APOE4, uma variação genética ligada ao maior risco de doença de Alzheimer.

Os cientistas descobriram que quanto maior o índice de ômega-3 no corpo do participante, maior era o volume do hipocampo, uma estrutura do cérebro que desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória. Também foi constatado que consumir a gordura saudável é associado a um melhor raciocínio abstrato ou à capacidade de entender conceitos complexos usando o pensamento lógico.

E por fim, portadores do gene APOE4, que tinham um índice mais alto de ômega-3, reduziam drasticamente as doenças nos pequenos vasos. Diminuindo riscos de ter doenças cardiovasculares ou demência vascular.

“Estudos analisaram essa associação em populações mais velhas. A nova contribuição aqui é que, mesmo em idades mais jovens, se você tem uma dieta que inclui alguns ácidos graxos ômega-3, já está protegendo seu cérebro para a maioria dos indicadores de doenças cerebrais. envelhecimento que vemos na meia-idade", afirmou Claudia Satizabal, professora assistente de ciências da saúde da população do Instituto Glenn Biggs para Alzheimer e Doenças Neurodegenerativas da UT Health San Antonio e principal autora do estudo.

Uma teoria é que, como esses ácidos graxos são necessários na membrana dos neurônios, quando são substituídos por outros tipos de ácidos graxos é quando os neurônios (células nervosas) se tornam instáveis. Outra explicação pode ter que lidar com as propriedades anti-inflamatórias do DHA e EPA. "É complexo. Ainda não entendemos tudo, mas mostramos que, de alguma forma, se você aumentar um pouco o consumo de ômega-3, estará protegendo seu cérebro", disse Satizabal.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros