Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Raimundo Floriano - Perfis e Crônicas domingo, 28 de abril de 2024

A PORCA RUIVA - LENDA TERESINENSE

 

A PORCA RUIVA

LENDA TERESINENSE

(Texto e imagens garimpados no Google)

 

30688201_412114982546210_6889840584664547328_n

Algumas décadas atrás viveu em Teresina uma mulher que, por infortúnio do destino, exercia um dos mais antigos ofício do mundo. Era prostituta.


Quando jovem, era a mais bela das mulheres da Paissandu, centro de Teresina. Todos a desejavam, e sua agenda de programas era sempre lotada.


O que contam é que por viver em pecado tinha perdido os limites morais: já madura e sem tantos clientes como na juventude chegou ao ponto de dormir com parentes em troca de dinheiro, razão pela qual teria sido amaldiçoada.


Nas noites de quinta para sexta-feiravirava uma porca ruiva, enorme, com dentes de javali. A fera em que se tornava era tão grande que pesava cerca de oito arrobas. Nos dias em que se transformava, saía fuçando furiosamente pela cidade, perseguindo aqueles que ousassem trafegar por Teresina nas horas mortas da noite.


Desde que a maldição lhe atingiu, sempre que estava em forma humana levava uma vida maldita, sem o encanto da bela prostituta que fora na juventude. Vivia maltrapilha e embriagada, como que em nítido desequilíbrio por sua sorte infeliz.


Eram muitos os que diziam ter sido perseguidos pelo bicho. Na Vermelha, um magarefe de nome Zé, que trabalhava no Mercado Público, passou a ser chamado Zé da Porca depois que a criatura lhe botou para correr. No Dirceu, as criancinhas morriam de medo da fera. Por toda Teresina, ela espalhava seu reinado de terror.


Contam que uma noite um homem se engalfinhou com a figura do cão e lhe acertou com um tiro de raspão no rosto, o que fez o bicho sair correndo grunhindo em direção ao Rio Parnaíba.


No dia seguinte, as pessoas, desconfiadas da velha prostituta, foram conferir o estado da mulher e todos perceberam sobre um dos seus olhos um curativo, bem no lugar em que o homem tinha atingido o bicho.


Depois disso, as dúvidas do povo estavam confirmadas: a velha prostituta bêbada era quem se tornava porca nas noites de quinta para sexta-feira. As crianças não podiam vê-la passar pela rua, que corriam todas amedrontadas para casa. Depois de um tempo, como que fugindo dos olhares acusadores, ela desapareceu e nunca mais foi vista.


Há quem diga que ela já morreu, mas tem gente que jura de pé junto que ela apenas mudou de residência e que ainda vive por aí em algum município do Piauí, bem idosa, se transformando por aí nas noites de quinta para sexta-feira.

 

 

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

 ILUSTRAÇÃO: DOUGLAS VIANA


segunda, 06 de maio de 2024 as 08:58:15

Ronaldo Alves
disse:

Boa noite, você tem foto da Porca Ruiva quando jovem


Responder comentário - Cancelar
segunda, 06 de maio de 2024 as 09:33:13

RAIMUNDO FLORIANO DE ALBUQUERQUE E SILVA
disse:

Infelizmente, não! Que se saiba, no tempo dela jovem, não posou para fotógrafo algum.


Responder comentário - Cancelar

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros