Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Carlos Eduardo Santos - Crònicas Cheias de Graça domingo, 05 de março de 2023

A PINCELETA DA GRAMPOULA (CRÔNICA DE CARLOS EDUARDO SANTOS, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

A PINCELETA DA GRAMPOULA

Carlos Eduardo Santos

Eu contava 10 anos quando participei pela primeira vez de um espetáculo de circo. Morávamos na Vila dos Jornalistas, em Afogados, Recife. Num amplo terreno vago, destinado às futuras construções, foi permitida a instalação, de uma companhia circense.

Quando correu o boato de que estava em construção uma enorme “barraca” com muitos apetrechos, inclusive caminhões que serviam como hotel improvisado para os artistas, a meninada ficou eufórica e muitos correram para acompanhar a “novidade”.

Em vista de ser nossa casa na rua próxima ao circo, houve um forte espírito de camaradagem entre os residentes e mamãe e D. Lola resolveram facilitar a vida daqueles artistas ambulantes. Porque muitos ali estavam com seus filhos pequenos.

De início as senhoras da Vila tiveram a iniciativa de manter os primeiros contatos com os visitantes, oferecendo-lhes algumas facilidades, dentre elas o fornecimento de água potável e até as lavandarias domésticas – que nesse tempo ainda eram de cimento – para diminuir o trabalho das duas famílias que com o circo vieram.

À medida que a lona foi-se levantando mais criança foram se juntando para ver a “novidade”. Estávamos deslumbrados com aquela habitação estranha. O Fekete era um circo pobre. Notava-se pela lona principal que tinha várias emendas. Os trabalhadores da montagem eram alguns artistas.

Como crianças sempre perguntam muito, aproveitei para saber do palhaço quem era o domador e onde estavam os bichos. Numa tirada fuzilante ele me respondeu que naquele circo só havia “bichos de pé”. O sujeito gozou com a minha cara.

Um os meus amiguinhos perguntou qual o nome da peça que seria apresentada na matiné do primeiro domingo. “A Pinceleta da Grampoula” foi a resposta do Pimpolhão, que era o palhaço e dono do circo, ali um simples trabalhador.

Naquele breve diálogo recebemos a “convocação” para do desfile da bandinha com alguns artistas que seria realizado na manhã do sábado, a fim de fazer a propaganda do espetáculo. A meninada logo se agitou com a possibilidade de participação. Cheguei em casa anunciando que eu iria “trabalhar com o palhaço do circo”. Foi quando meu velho “cravou”:

– Vamos ter um artista de circo na família!

Em 1944 eu ainda não frequentava cinema sozinho e as crianças com quem eu brincava de nada sabiam sobre as atividades de um circo, pois ali se apresentavam ginastas incríveis, palhaços com diálogos engraçados e todas as noites se encenava uma peça de teatro.

A estreia foi num sábado. Moradores da região se fizeram presentes para apreciar a novidade: a peça “O Ébrio”, que era representada pelo próprio dono, o sr. Fekete – ele que também fazia o papel do palhaço Pimpolhão – que se apresentava como cover do artista do filme, o famoso cantor Vicente Celestino.

O destaque maior era para a trapezista Lara, por seu corpo alvo e escultural, apresentando manobras de incrível habilidade, emolgava. Por aquela linda jovem o morador da Vila, Adelgísio Correia, se apaixonou tão loucamente que chegou a pedir a seu pai autorização para viajar com o circo para a Bahia. Uma loucura de adolescente.

No domingo à tarde o espetáculo era inteiramente diferente porque preparado para a meninada. Todavia, o circo não dispensava a parte cultural, no final do espetáculo. Uma das peças que me lembro foi: “As Peraltices de Fedegulho”. Provocava muito riso.

O palhaço Pimpolhão e a trapezista, Branca

 

Depois de algumas semanas funcionando no terreno ao lado da Vila, chegamos a imaginar que o circo bem poderia ficar ali para sempre e nós, meninos, aprenderíamos alguns malabarismos, e talvez até ir com a trupe, a fim de conhecer outros lugares onde o circo viesse a se apresentar. Sonhos infantis!…

Certo dia, ao voltar da escola, perto do meio dia, tive a tristeza de ver a lona no chão e os dois caminhões já abarrotados de material, tudo pronto para outra viagem. Envolveu-me um sentimento de tristeza e curiosidade em saber para onde ia toda aquela gente, a fim de encantar novos públicos mundo afora.

Ainda hoje quando passo pelo local sinto que minhas lembranças voltam com a força de quem desejou ser um daqueles trapezistas; homens de ações mágicas que cruzavam o espaço segurando-se na ponta dos dedos.

Somente muitos anos depois, quando adulto, vi espetáculos mais aprimorados, em circos internacionais e companhias de divertimento do mesmo gênero, que passaram pelo Recife, mas todos com a grande diferença de organização e tecnologia.

Mas, nada igual ao que participei com Eliane e Jack, em Las Vegas – o Cirque du Soleil – porque a tecnologia era envolvente e os voos dos atores, a iluminação feérica eram coisas inimagináveis. Tudo num teatro confortável e com ar-refrigerado.

Ao ver tantas peripécias daqueles artistas internacionais lembrei-me do primeiro circo de minha infância, que tanto me empolgou, o pobre Circo Fekete e seu espetáculo infantil: “A Pinceleta da Grampoula”.


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