Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do DIB terça, 22 de fevereiro de 2022

A DOBRA FUMOU: 21 DE FEVEREIRO DE 1945!

A HISTÓRIA ESQUECIDA

A. C. Dib

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, ao ar livre e texto que diz "ESTAFUMANDO.. COTA FUMANDO.. COBRA COBRA Α A"

Em 21 de Fevereiro de 1945. A COBRA FUMOU

 

 
A Força Expedicionária Brasileira, com o codinome (As cobras fumantes) “the Smoking Snakes”, avança sobre tropas nazistas e conquista o Monte Castelo, no norte da Itália. Foram 3 meses de batalhas e mais de 417 baixas brasileiras. A participação do país, embora modesta na gigantesca proporção do conflito, foi reconhecida internacionalmente pela sua bravura, recebendo diversas distinções militares. Hoje, comemoramos 77 anos dessa grande vitória.
 
Na emblemática foto com o título de "A NOSSA RESPOSTA" vemos o soldado de Artilharia Francisco de Paula, identificação nº 1G-192925, estampado na edição nº 7 de 24 de janeiro de 1945, do jornal Cruzeiro do Sul. Antes da adesão ao conflito, uma expressão se popularizou no Brasil, "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".
 
A Artilharia Brasileira, à qual Francisco fazia parte, foi fator essencial para a conquista do Monte Castelo.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros